top of page
Foto do escritorFarmacologia Informa

RECOVERY trial: dexametasona reduz a mortalidade de pacientes hospitalizados com COVID-19

Equipe Farmacologia Informa


O RECOVERY trial (NCT04381936) é um estudo clínico controlado randomizado que avalia possíveis tratamentos para pacientes hospitalizados com COVID-19. O estudo envolve mais de 175 hospitais no Reino Unido e é coordenado pela Universidade de Oxford.

Mais de 11500 pacientes foram randomizados para receber ou não (grupo controle) os seguintes medicamentos: lopinavir/ritonavir, dexametasona em dose baixa, hidroxicloroquina (este braço do estudo foi interrompido recentemente devido à falta de eficácia), azitromicina, tocilizumabe ou plasma convalescente. Mais detalhes sobre o estudo podem ser encontrados em www.recoverytrial.net.

No braço do estudo que avaliou o corticoide dexametasona, um total de 2104 pacientes com COVID-19 foi tratado com 6 mg por dia de dexametasona (via oral ou intravenosa) por 10 dias, e um total de 4321 pacientes com COVID-19 receberam somente tratamento de suporte.

O tratamento com dexametasona reduziu em 1/3 (33 %) a mortalidade dos pacientes em ventilação mecânica e reduziu em 1/5 (20 %) a mortalidade dos pacientes com necessidade de suplementação de oxigênio. Não foi observado benefício para os pacientes que não necessitavam de suporte respiratório.

Com base nestes resultados, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgou um informe que indica que “todo paciente com COVID-19 em ventilação mecânica e os que necessitam de oxigênio fora da UTI devem receber dexametasona via oral ou endovenosa 6 mg 1x/dia por 10 dias”.


270 visualizações0 comentário

Comments


âncora 4
bottom of page