Equipe Farmacologia Informa
Os medicamentos biológicos são moléculas complexas obtidas a partir de fluidos biológicos, tecidos de origem animal ou procedimentos biotecnológicos que envolvem a manipulação ou inserção de outro material genético (tecnologia de DNA recombinante, que permite, por exemplo, a produção de proteínas a partir de genes humanos incorporados em bactérias) ou a alteração de genes (por irradiação ou produtos químicos, por exemplo). Entre os medicamentos biológicos estão os anticorpos monoclonais e os biomedicamentos (1).
Os anticorpos monoclonais são imunoglobulinas derivadas de um mesmo clone de linfócito B (célula do sistema imunológico que tem como principal função a produção de anticorpos contra antígenos, como moléculas presentes nos vírus). Um exemplo de anticorpo monoclonal que está sendo estudo para o tratamento da COVID-19 é o tocilizumabe, o qual se liga ao receptor de interleucina-6, impedindo assim as ações inflamatórias desta citocina (2).
Entre os biomedicamentos que estão sendo estudados para o tratamento da COVID-19 temos o anakinra, que é uma forma recombinante do receptor da citocina interleucina-1 (IL-1) produzida através de tecnologia de DNA recombinante usando a bactéria E. coli. O anankira bloqueia a atividade da IL-1 impedindo competitivamente que esta citocina se ligue ao seu receptor, o qual é expresso em uma variedade de tecidos no nosso organismo (3).
Os medicamentos biológicos já têm importância clínica no tratamento de várias doenças, como diabetes e câncer, e podem vir a contribuir para o arsenal terapêutico para o tratamento da COVID-19.
Referências Bibliográficas
1) http://portal.anvisa.gov.br/medicamentos/conceitos-e-definicoes. Acesso em 21/06/2020.
2) Kumar et al., 2020. Trop Dis Travel Med Vaccines. 2020; 6: 6. doi: 10.1186/s40794-020-00107-1.
3)https://www.accessdata.fda.gov/drugsatfda_docs/label/2003/anakamg062703LB.pdf. Acesso em 21/06/2020.
Comments